Seguidores

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Extratos da História de Paraty

Neste mês de fevereiro do ano de 2011 estamos comemorando (344) trezentos e quarenta e quatro anos completados na Carta Régia de 28 de fevereiro de 1667, pela qual, Dom Afonso VI de Portugal, reconheceu a Emancipação Política de Paraty, e, a partir daí, ficou definitivamente desmembrada da então Vila de Angra dos Reis da Ilha Grande.
Acontecimento, da maior importância para a vida política da povoação florescente, foi conseqüência da luta liderada pelo paratiense Domingos Gonçalves de Abreu que, (07) sete anos antes, comandara o povo que se rebelara, para decretar de fato, num ato de heróica rebeldia, a Emancipação. Que só (07) sete anos mais tarde foi reconhecida de direito.
Podemos então dizer, com justo orgulho, que a união dos paratienses, naqueles idos do século XVII, foi à causa da primeira e única de nossa emancipação, Que comemoramos justamente em 28 de fevereiro.
351 anos são decorridos daquela corajosa rebelião. 344 anos passados do reconhecimento do fato anterior.
Já é tempo bastante para que a lição de nossos bravos antepassados seja aprendida e imitada.
Foi à união de todos, colocando interesse geral acima do interesse pessoal, que deu condições indispensáveis para que a emancipação fosse conseguida.
Também hoje, é indispensável que se entenda, que só colocando os interesses maiores da comunidade como um todo, acima dos interesses secundários de cada um, acima das vaidades mesquinhas, que transformam o brilho natural da política sadia, na pobreza da politicagem nociva, é que poderemos encontrar o caminho seguro do progresso em favor do povo, deixando de usar o poder em favor de poucos apadrinhados políticos.
Não quero fazê-los sócios de minhas idéias políticas. Mas convido-os a reflexão:
Os recursos dos nossos impostos estão sendo bem aplicados?
Você sabia que foram criados 235 cargos a mais na Prefeitura?
Nossa saúde é de qualidade?
As obras que estão sendo feitas são realmente o que o povo precisa?
A nossa água é de qualidade?
Voçê tem sentido falta de água em sua residência?
A nossa educação é de qualidade?
O nosso Centro Histórico, tem merecido atenção da Prefitura?
Voçê sabia que o sistema de Varrição, coleta e destino final do lixo, vai custar para a Prefeitura cerca de 25.000,000,00 (vinte e cinco milhões de reais)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário