Seguidores

sábado, 12 de março de 2011

Centro Histórico - Chega de Abandono


Em pleno carnaval, bem cedinho, fui dar uma caminhada, deparei-me com esta placa próxima a residência dos Marinhos, em pleno centro histórico que ilustra muito bem o comentário feito pela AMAP - Associação de Moradores e Amigos de Paraty.

“A questão do esgotamento a céu aberto, feito no centro histórico, além de prejudicar de todas as formas os moradores e turistas, causa náuseas pelo odor fétido, trás doenças, emporcalha as ruas. A maré quando entra nas ruas retorna com toda essa sujeirada para as ruas próximas, ou seja, Rua Dr. Pereira, Rua Dona Geralda e finais das ruas transversais. Não dá conviver com isso. É lamentável.” (Comentário feito pela AMAP – Associação de Moradores e Amigos de Paraty).

“O povo aqui é um povo guerreiro, sofrido desde sempre; desde quando os escravos estavam aqui. Quem ficou é que sustentou os imóveis com a própria caloria do corpo, que retirou a umidade do imóvel. Esse povo não é lembrado. Não tem nem mesmo o direito de andar aqui dentro”. (A.R. - ex-morador do Pelourinho).

Que este desabafo do ex-morador do Bairro do Pelourinho – Salvador – Bahia, sirva como alerta para os atuais e futuros gestores da nossa querida cidade, dando o devido respeito que Paraty merece em especial o nosso Centro Histórico, razão pelo qual os turistas de várias partes do mundo visitam Paraty. Fonte da pesquisa realizada em minha gestão enquanto Secretário de Turismo e Cultura quando da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico chegou-se à conclusão que a grande maioria dos turistas que visitam Paraty sente-se atraídos pelo estilo do Centro Histórico, “principalmente os europeus.”

O prefeito moderno está apto a alcançar eficiência e eficácia na sua administração, romper com os paradigmas tradicionais em áreas vitais e passar para os novos. Não pode deixar de fazer obras necessárias de infra-estrutura que a cidade “Centro Histórico” precisa. Usando desculpas de que outros prefeitos também não o fizeram, como: sistema de tratamento de esgoto e águas fluviais, calçamentos das ruas, ordenamento do comércio, limpeza decente, entre outros. A prefeitura não pode mais empurrar com a barriga a solução de problemas decorrentes do abandono de outras administrações.

Nos últimas décadas nada ou quase nada se investiu no Centro Histórico, o que se investiu na iluminação subterrânea, falta em manutenção das luminárias e das pedras retiradas das ruas e colocadas inadequadamente. Da iluminação artística das igrejas e prédios tombados, restaram-se apenas carcaças e postes sem serventia nenhuma.

Nunca e demais repetir que não é por falta de orçamento. Atualmente o que não falta é dinheiro que o Governo Federal através dos royalties do Petróleo repassa a Paraty, cerca de 80 milhões de reais. Que poderiam muito bem parte dele servir para sanear o Centro Histórico.

Temos que valorizar o Centro Histórico de nossa querida cidade! Chega de esgoto a céu aberto, Chega de abandono.

Um comentário:

  1. Apoio total e irrestrito. VERGONHA !!!!!!
    O centro histórico e seus moradores merecem respeito.

    ResponderExcluir