Seguidores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A inteligência causa medo!

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembléia de vedetes políticas. O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal: "Meu jovem você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante este seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável. Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje deve ter conquistado no mínimo uns trinta inimigos. O talento assusta!".

E ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio pode dar ao pupilo que se inicia numa carreira difícil. A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas é medíocre e retórica e tem um indisfarçável medo da inteligência, da inovação e da ação. Isso na Inglaterra. Imaginem aqui no Brasil/Paraty. Não é demais lembrar a famosa trova de Ruy Barbosa:

Há tantos burros mandando
Em homens de inteligência
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma Ciência.


Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições. Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder.

 Mas é preciso considerar que esses medíocres ladinos, oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde talentosos não conseguem passar.

Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, as panelinhas do arrivismo, inexpugnáveis às legiões dos lúcidos. Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do Elogio da Loucura de Erasmo de Roterdan, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa fingir de burra se quiser vencer na vida. É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social. Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas boicota automaticamente a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência, por medo de perder seus maridos, também os encastelados medíocres se fecham como ostras à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar. Eles conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas, enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres os repudiam para se defender. É um paradoxo angustiante. Infelizmente temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida.

Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues. "Finge-te de idiota e terás o céu e a terra".

O problema é que os inteligentes gostam de brilhar, que Deus os proteja!


Texto atribuído a José Alberto Gueiros e publicado no Jornal da Bahia, pasmem, em 23 de setembro de 1979.

3 comentários:

  1. Quando cheguei a Paraty a primeira lição que aprendi nesta cidade foi: tiram seu tapete para que "eles" não necessitem se movimentar e melhorar.E tenho ratificado esta lição a cada dia em que observo a cidade e o pseudo poder paratiense. E nos últimos anos parece se intensificar e estão agora sem pudor mostrando unhas e dentes. A sorte é que ainda tenho coisas em Paraty que adoro e não necessito desta cidade para viver. Caso contrário já teria ido embora.

    ResponderExcluir
  2. para o anonimo "comentario do dia 05/12", que comentario mais infeliz, vc nao pode generalizar, coloc todos num mesmo saco,esta cidade é maravilhosa e ainda tem muit gente honesta, simples,mostrando unhas e dentes sim, trabalhando em pousadas, restaurantes e lutando pelo pao de cada dia. Vc deve ser uma dessas que só sabe o caminho para um salao de beleza!

    ResponderExcluir
  3. Tolos somos nós inteligentes, estudados, sábios, cultos que por força de uma vida melhor trouxemos nossos conhecimentos para esta cidade na esperança de melhora global, mas a política aqui assusta-se com isso e não quer dividir temas, assuntos, formas com quem pode analisar, questionar e auditar suas receitas. Preferem a suposta ignorância e não publicidade de seus atos para as falcatruas permanecerem anônimas. Nojo!

    Marlon Pereira - Consultor empresarial
    http://marlonconsult.blogspot.com/

    ResponderExcluir