Seguidores

terça-feira, 5 de julho de 2011

Silêncio dos bons

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King

É bom que o cidadão nunca se esqueça que é ele mesmo que elege o prefeito e os vereadores. Por isso que a primeira atitude de um cidadão interessado em defender o dinheiro público é se esforçar para que sejam eleitas pessoas honestas, competentes e comprometidas com a coisa pública.

O município fica melhor quando é comandado por políticos transparentes que contam com o povo para administrar (gestão participativa) e faz questão que todo mundo saiba o quanto o município ganha e o quanto o município gasta. (transparência pública) Prefeito e vereadores nos devem satisfações.

Por que é, tão importante que sejam eleitas pessoas dispostas a contar para o povo como é gasto o dinheiro público?

Porque esta informação é essencial para que a população participe ativamente da administração do seu município. É desta forma que nós (eu, você, os vereadores e o prefeito) poderemos julgar se é mais importante construir uma escola, um hospital, uma rede de distribuição de água, rede de esgoto ou um estádio de futebol ou ainda aumentar o salário dos funcionários públicos. (orçamento participativo)

Da mesma forma que aprendemos a escovar os dentes para não ter cárie, devemos aprender a tomar conta do nosso município para que sua qualidade de vida não piore. Temos que saber indicar o que deve ser feito no município.

Temos que aprender a fiscalizar o que está sendo realizado com o dinheiro dos nossos impostos. Cada cidadão deve entender o orçamento do município da mesma forma que entende do orçamento de sua própria casa.

Se a prefeitura usa mal o dinheiro público é problema de todo mundo.

É sabido que o prefeito e os vereadores são os que decidem se o dinheiro público do município vai ser bem ou mal empregado.

E por muitas vezes o dinheiro público é mal gasto. Quem nunca ouviu falar sobre casos de desperdício ou desvio de dinheiro público? Infelizmente no Brasil não é comum que alguém seja punido por estes tipos de crime. É tanta a impunidade que a população nem sabe o nome certo destes crimes: improbidade administrativa e malversação de verbas públicas. Tem político que emprega seus cabos eleitorais para não fazer nada. Tem uns que vendem bens públicos a preço de banana. Tem prefeitos que empregam seus familiares. Uns inventam obras desnecessárias. Uns fazem obras pagando muito caro por elas (super faturadas). Quando se trata de desperdício o crime é malversação de verbas públicas. Quando se trata de se beneficiar diretamente o crime é improbidade administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário