Seguidores

terça-feira, 24 de maio de 2011

Paraty fica fora das Olimpíadas!

A falta de política séria de turismo e esporte, deixa Paraty, fora da escolha das cidades pré-selecionadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para receber as delegações e sediar treinamentos durante e antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, segundo matéria do Dia online.

 

Mais de 30 cidades são selecionadas para receber delegações nas Olimpíadas


Rio - Além da capital fluminense, outros 33 municípios do Rio foram pré-selcionados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para receber as delegações e sediar treinamentos durante e antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

As cidades de Angra dos Reis, Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Campos, Comendador Levy Gasparian, Duas Barras, Itaboraí, Italva, Itaperuna, Itatiaia, Macaé, Macuco, Maricá, Mendes, Miguel Pereira, Niterói, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Petrópolis, Pinheiral, Porto Real, Queimados, Resende, São João da Barra, São Pedro da Aldeia,Saquarema, Tanguá, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda foram as escolhidas pelo COI.

Cabral ressaltou importância do legado para as cidades escolhidas | Foto: Divulgação

O governador Sérgio Cabral comemorou a decisão em evento realizado nesta segunda na Escola Naval. Ele ressaltou, em seu discurso, a importância dos benefícios que a escolha de uma das cidades candidatas trará para a respectiva população, legado que, segundo ele, era exatamente um dos pontos fortes da proposta brasileira junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) na disputa com Chicago, Madri e Tóquio, como ressaltou, ao se dirigir aos representantes dos lugares pré-selecionados.

"As cidades de vocês poderão dizer: 'Nós recebemos equipes olímpicas, nós participamos da preparação para os Jogos Olímpicos e deixamos para as nossas cidades um legado, equipamentos esportivos de qualidade para que a nossa cidade usufrua deles'. Há também ainda o que poderá vir a partir da vitória conquistada para uma cidade como anfitriã de uma determinada delegação, de uma determinada modalidade esportiva: benefícios na área ambiental, na área social, na área de mobilidade urbana", disse Cabral, que no Twitter lembrou que o fato do legado ser levado a outras cidades além do Rio, foi um dos pontos fortes da candidatura do país para receber os jogos.

A partir de agora, as cidades pré-selecionadas terão acompanhamento da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer para atenderem aos requisitos exigidos pelo COI e serem finalmente escolhidas pelo comitê.

2 comentários:

  1. Uma vergonha como Paraty foi deixar de participar
    de um evento tão importante que daria enorme visibilidade para a nossa cidade no mundo essa e a prova do descaso ou falta de competência,e o empreguismo ta chegando a hora vamos pensar bem
    quem vai governar nossa cidade

    ResponderExcluir
  2. Há muito tempo eu defendo que o turismo em Paraty deveria ser concebido de forma integrada, potencializando as ações governamentais das diversas secretarias em torno de um objetivo comum, o desenvolvimento turístico. Afinal, o turismo é de longe nossa principal fonte de recursos.

    O que vemos, entretanto, é a completa falta de visão do governo municipal nesse sentido, que, com a criação da Secretaria de Cultura, dividiu ainda mais o que já era pouco, ao ponto de haver concorrência entre os dois órgão, quando deveriam ser complementares e sinérgicos. Antes desse fato, a Secretaria de Esportes já vinha desenvolvendo uma série de eventos com alto potencial turístico, mas, misteriosamente (e como têm mistérios esse governo), sequer constam do calendário turístico da cidade, segregando uma vertente de turismo das mais importante, a esportiva.

    O que vemos com relação às Olimpíadas e à Copa do Mundo, e já vimos em relação ao Panamericano, é uma completa inépcia para entender que turismo é muito mais amplo que o que se promove em Paraty.

    É por isso, caro Anônimo (e como têm anônimos nesse blog...), Paraty fica fora, e ficará sempre enquanto durar esse governo, dos grandes eventos esportivos que trazem tantas divisas para nosso país.

    Bom para Duas Barras, que sobe no ranking do turismo do estado, simplesmente por ter mais visão que Paraty.

    ResponderExcluir