Seguidores

quinta-feira, 3 de março de 2011

ÁGUA: abundância, escassez, suja e barrenta nas torneiras.

A população exerce a sua cidadania quando resgata a capacidade de se indignar, seguindo este pensamento, venho declarar minha indignação com a falta de água em nossa querida cidade. Mas nem só da falta d'água vive o problema do abastecimento em Paraty. A má qualidade da água disponível muitas vezes é um fator determinante no quadro de escassez. Isso porque, quase sempre, a água que sai das torneiras dos paratienses tem um aspecto lodoso que denuncia sua má qualidade. A quantidade de folhas, pedaço de pau e toda espécies de sujeira acumulada ao longo dos anos, nos canos de ferro fundido “Barbará” corroídos pelo tempo e pela falta de manutenção e de filtro que funcione, esses detritos entopem as bóias das caixas d’águas, a máquina de lavar, mancha as roupas. Imagine ter água de péssima qualidade na torneira de casa e precisar dela para tomar banho, lavar roupas e beber, e como resultado, a água ruim acarreta uma série de problemas de saúde à população.

“O encontro sobre meio ambiente realizado no Rio de Janeiro em 1992, a Eco 92, já advertia, no capítulo 18 de seu documento final, a Agenda 21, que "aproximadamente 80% de todas as doenças de origem hídrica e mais de um terço das mortes em países em desenvolvimento são causadas pelo consumo de água contaminada”.

Por mais que se reclame sempre escutamos desculpas esfarrapadas e que providências estão sendo tomadas, “como a limpeza do filtro”, porém até hoje o serviço de fornecimento de água continua o mesmo à quase duas décadas passadas. Mais precisamente em 26 de novembro de 1993, o Decreto Legislativo 001/93, de minha autoria como Vereador. Em seu Art. 1° - Declara a extinção do contrato estabelecido com a CEDAE, cessando a exploração do serviço de fornecimento de água no município.

De lá para cá, passou-se vários prefeitos, o orçamento da Prefeitura foi crescendo a cada ano, hoje gira em torno de 150 milhões de reais, mais o poder público não faz os investimentos necessários mesmo sabendo que a demanda cresce a cada nova temporada de verão.

Quase sempre temos que usar do recurso da bombinha usada pelos funcionários da Prefeitura, sempre prestativos, para desentupir os canos de entrada da água nas residências, tanta é a freqüência com que são usadas as “santas bombinhas” nos leva a comprar as peças e montar uma para ficar a disposição em caso de emergência, que dependerá da próxima chuva.

O poder público não pode ficar empurrando com a barriga os problemas sérios existentes em nosso município, não existe problema insolúvel. Basta querer enfrentá-lo, com determinação e transparência.

Queremos nossa água com qualidade e normalizada!

Afinal estamos pagando por ela!

3 comentários:

  1. Ola Zé Pital !
    Essa história da agua já deu nos nervos de quem mora na cidade. A qualidade dela com certeza precisa ser perfeita. Todo " Zé Mané " sabe que se ela não é pura, vai depois dar despesas muito maiores nos postos de saude e hospitais.
    Mas antes dela ser boa, ela "precisa estar nas torneiras ". Sim, porque o Centro e o entorno já ficou 6 dias sem agua neste Carnaval. Em que lugar do mundo que se diz cidade falta agua toda hora quando chega um grupo de turistas ? Aonde ? E o povo que se dane ! Isto é falta de vergonha e de competencia de quem cuida da Vila de Paraty, Vila sim, porque de cidade já foi rebaixada faz tempo. As 400 pousadas não podem ficar pagando as contas de hospedes que só aparecem nos feriados e desistem e vão embora porque não tem agua. Os restaurantes e padarias fecham porque não tem agua. Estão matando Paraty de vez.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente comentário, só lamento não ter se identificado. Mais parabéns assim mesmo. Paraty ja era, INFELIZMENTE!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Como fica da situação da população?e aquelas pessoas que pagam seus imposos em dia? Pra aonde vai o dinheiro de impostos que o cidadão pagaram?paraty ja deveria estar com aguá,esgoto,hospital,saneamento basico de melhor qualidade porque dinheiro é o que não falta.Estamos de olho.

    ResponderExcluir