Seguidores

domingo, 18 de dezembro de 2011

Paraty está em 4º lugar no ranking de homicídios no Rio e 89ª na posição nacional.

Recentemente participei na casa da Cultura da audiência pública organizada pela Câmara de Vereadores a pedido da Associação de Amigos e Moradores do Centro Histórico sobre a questão da violência em Paraty, estavam presentes o Prefeito Zezé Porto, Comandante da Polícia Militar, Delegado da Polícia Civil, Presidente da Câmara, entre outras autoridades. Naquela ocasião solicitei a palavra para informar que Paraty figurava na 4ª colocação do Estado do Rio e a 89ª no ranking nacional de cidade em número de homicídios.
Leia a matéria abaixo sobre o assunto

Se hoje estivesse atrás de sossego e privacidade, como há quase 50 anos, Brigitte Bardot provavelmente não colocaria os pés em Búzios. Não só pela pequena e tranquila vila de pescadores que a atriz francesa praticamente colocou no mapa ter se transformado em um dos destinos turísticos mais movimentados do País, com a infraestrutura sobrecarregada nos meses de férias. É que esse pequeno balneário fluminense se transformou também em uma das cidades onde mais se mata no Brasil. Foi a cidade com maior número de homicídios per capita entre as 92 do estado do Rio de Janeiro entre 2008 e 2010.

Com cerca de 27 mil habitantes, o município de Armação dos Búzios (seu nome completo) figura em 46º na listagem nacional de número de homicídios. São 71,2 mortos por 100 mil habitantes. Pouco menos da metade da campeã desse ranking macabro, Simões Filho, na Bahia, com 146,4 por 100 mil habitantes.

Essa informação faz parte do “Mapa da Violência 2012″, levantamento feito pelo Instituto Sangari com dados do Ministério da Saúde, que compila os registros de óbitos em todo o território nacional.

Para efeito de comparação, a chance de ser morto em Búzios é praticamente a mesma de em Honduras, país da América Central que sofre com a atividade de cartéis de drogas e onde, segundo o governo dos EUA, o “crime é endêmico”. Por lá a média de assassinatos em 2010 foi de 82 por 100 mil habitantes, segundo dados de um estudo da ONU divulgado recentemente. A média global no ano passado, aliás, foi de 6,9 por 100 mil (embora nem todos os países façam parte do levantamento ou tenham estatísticas confiáveis).

Paraty e Cabo Frio entre as mais violentas

Segundo especialistas, a região dos Lagos, onde Búzios fica, é área de atuação de traficantes, inclusive com disputa de território. O consolo para Búzios é que o número de homicídios decaiu sensivelmente nesses três anos. Passaram de 26 em 2008, para 21 em 2009 e 12 no ano passado.

Localizada a 165 km ao norte da capital, Búzios está à frente de cidades da Baixada Fluminense, tradicionalmente violentas. É o caso da segunda do ranking no estado, Duque de Caxias, na região metropolitana, com 67,1 mortos por 100 mil.

Para mostrar que o problema não se restringe a Búzios, mas afeta toda a região dos Lagos, também ficam lá os municípios em terceiro e o quinto lugar entre aqueles com o maior número de homicídios entre 2008 e 2010.

O terceiro é Cabo Frio – outra cidade turística. É o 66º da listagem nacional, com 65,1 assassinatos por 100 mil. É bom lembrar que, até 1995, Búzios era um distrito de Cabo Frio.

A quinta mais violenta do estado surge na 150ª posição nacional. É Macaé, a 75 km de Búzios, que tem experimentado um crescimento populacional grande em função do boom da exploração do petróleo (50,9 por 100 mil).

Entre as duas está uma outra importante cidade turística. Paraty, sede da Flip, é a 89ª, e registrou 60,5 homicídios por 100 mil habitantes no período.

Cadáveres a menos

Se olharmos o estado como um todo, o levantamento do “Mapa da Violência 2012” revela alguns pontos positivos. Entre 2000 e 2010 a taxa de homicídio juvenil caiu 49,4%. Foi de 107,7 por 100 mil habitantes para 54,5. Ainda é alta. Hoje isso significa que um jovem entre 15 a 24 anos tem o dobro de chances de morrer assassinado no Rio – já que a taxa geral de homicídios no estado é de 26,2 por 100 mil. Essa é, por coincidência, a mesma do Brasil. E pela primeira vez desde 1980 a taxa do Rio não é superior a nacional.

A capital, que chegou a liderar as estatísticas como a com maior número de homicídios per capita do Brasil, passou a ser a quinta menos violenta em 2010. São Paulo é a menos violenta entre as 27 – o que o responsável pela pesquisa, Julio Jacobo Waiselfisz, considera uma reversão digna de nota. Campo Grande, Palmas e Florianópolis são as seguintes (as duas últimas com números ascendentes entre 2000 e 2008).

É importante notar que, no caso do Rio, os números apresentam discrepância em relação aos usados pelas autoridades estaduais, que são baseados no ISP (Instituto de Segurança Pública). Segundo esses dados ocorreram 4.768 homicídios (além de 50 lesões corporais seguidas de morte, 156 latrocínios, 545 encontro de cadáveres e 28 encontro de ossadas). Essas informações têm, como origem, os boletins de ocorrência policial.

O número apresentado no “Mapa da Violência” é significativamente inferior.  São 575 cadáveres a menos. Foram contabilizados 4.193 homicídios. São dados preliminares oriundos dos registros de óbito passados pelas secretarias de Saúde municipais para as estaduais – que encaminham para o ministério da Saúde.

“Esse é o instrumento legal brasileiro que testemunha a causa da letalidade”, afirma Waiselfisz, justificando ao iG a escolha da fonte da pesquisa. “Nas certidões de óbito as mortes são anotadas como agressão intencional. Não há distinção entre homicídio e latrocínio, por exemplo, porque, para esse registro, o motivo não importa, só a causa mortis”, explica ele.

 Búzios lidera ranking de homicídios no Rio; Paraty está em quarto | Direto do Rio - Luiz Antonio Ryf

13 comentários:

  1. Paraty esta fazendo parte desta estatistica exatmente pelo fato dos crimes ficarem impunes,pois matam, vão ate a delegacia, prestam depoimentos, pagam fianças e vão embora para outro lugar tranquilamente, ou ficam aqui mesmo de boa, a segurança de Paraty fica parada tomando conta de bares particulares, fazendo ronda em boates particulares, e quando acontece uma desordem e chamamos aqueles que nos pagamos impostos para oferecer segurança, eles não vem , porque se começarem a por ordem com certeza Paraty não estara fazendo parte disto,logo se ver e você sabe muito bem o caso destes carros de som altissimos de madrugada, a policia passa do lado, sabe que carros são e não tomam uma providencia, a partir disto os bardeneiros acham que mandam mais que tudo, qeu a cidade pode ser feita a bagunça qeu quiserem porque não tem ordem. não adianta bater, tem que coibir, educar, impor a ordem, cade a ordem da segurança?e de fatos pequenos que se inibi as grandes fatalidades, cade os filhinhos de papai ou parente de algum grande da cidade quando cometem um crime sendo presos ou sendo enviados para a dependencia dos menores infratores, só vai os filho dos mais humildes,e horrivel...voce é assessor começa a elaborar projetos de segurança, começa a exigir que a policia faça ronda a pe pelo centro historico, que os carros de policia façam ronda por toda a cidade ao inves de ficar parados,so fazem isto quando tem eventos ,fala serio, o appel do politico é cobrar.

    ResponderExcluir
  2. AS INSTITUIÇÕES DESTE PAIS ESTÃO FALIDAS, NINGUEM ACREDITA MAS NELAS, TODAS, TODAS ESTÃO CONRROMPIDAS PELO PODER DO DIN DIN, INFELISMENTE ESTE PAIS PRECISA DE UMA MUDANÇA DRASTICA DOA A QUEM DOER!!! O POVO PRECISA SE MOBILIZAR PARA REINVINDICAR AQUILO QUE PERDEMOS! "ART. 5º DA cf/88 - "TODO PODER EMANA DO POVO E EM NOME DELE SERÁ EXERCIDO"!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Paraty mais parece uma cidade faroeste, aqui manda quem pode, obedece quem tem juizo, e olhe lá, recentemente um assassinato bruto, covarde, por que quem matou o NATHAN, deu dois tiros nas costas, mas falar, discursar é muito fácil, por ke durante uma passeata exigindo justiça, quem apareceu? a familia e os amigos... cadê a população? Muito facil agora falar de insegurança.

    ResponderExcluir
  4. QUNADO ONTEM EU FALEI NESTE BLOG QUE AS INSTITUÇÕES ESTÃO FALIDAS É PORQUE ESTÃO, VEJAM SÓ O COMANDANTE DO 7º bATLHÃO DA PM "DJALMA BELTRAME" EM SÃO GONÇALO E DEMAIS PMs, FORAM PRESOS POR PARTICIPAREM CORRUPÇÃO COM DIN DIN DO TRAFICO DE DROGAS, É VERDADE QUEM DEVERIA DAR SEGURANÇA A POPULAÇÃO SE VENDE, NA VERDADE SÃO BVANDIDOS VESTIDOS DE FARDA PUBLICA, PARA CALAR A PROPRIA POPULAÇÃO, HÁ O BATALHÃO É O MESMO QUE SE INFILTROU OS PMs QUE ASSASSINARAM A JUIZA! QUE VERGONHA, ESTAMOS NO MATO SEM CACHORRO!!!!!

    ResponderExcluir
  5. ze sera que a morte do nathan vai ficar em pune so porque e de familia que tem dinheiro pode complar tudo sera que isso nuca vai acabar se roubarmos uma galinha para comermos com certesa seremos preso por que somos pobres mas quem tem dinheiro nao vai para cadeia

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. NESTA CIDADE MALDITA, QUANDO NÃO MATAM DE VERDADE, MATAM DE MENTIRA, POIS ATÉ TU SENHOR ZÉ PITAL, A LÍNGUA FERINA DO POVO JÁ MATOU.

    E EU CHEGUEI A ACREDITAR E ATÉ CHOREI, SAIU UMA LÁGRIMA DO MEU OLHO ESQUERDO, MAS MINHAS IRMÃS DE IGREJA ME FALARAM QUE ERA MENTIRA POIS VIRAM O SENHOR NA RUA.

    QUANDO EU ERA DO MUNDO EU LIGAVA PARA AS CASAS DAS MULHERES E INVENTAVA QUE O MARIDO DELAS TINHA MORRIDO ENQUANTO EU ESTAVA COM ELE NO MOTEL DA PONTE BRANCA, MAS HOJE QUE EU SOU DA IGREJA, EU SÓ LIGO PARA AS CASAS DAS MULHERES PARA LEMBRAR QUE ELAS TEM QUE IR PARA O CULTO ORAR MAIS.

    ResponderExcluir
  8. KKKK, A IGREJA TE ENSINA A CHAMAR A SUA CIDADE DE MALDITA, MALDITA É A SUA LINGUA!

    ResponderExcluir
  9. ao anonimo falso do dia 23 de dezembro das 19:56, afirmo que a cidade de Paraty é muito abençoada, tão abençoada que abraçou ele como filho e é aqui que ele vive com tua familia, minha linda e abençoada Paraty, que os paratienses amamos, porque somos da terra, não viemos de fora, fizemos nossa moradia, ganhamos titulo de cidadão não, somos paratienses natos.

    ResponderExcluir
  10. se fossemos computar as pessoas que são assassinadas e os corpos são ocultados e ou jogados em outros municípios, nossa querida Paraty estaria em outra posição no ranking. E triste para nos paratienses natos lermos uma notícia como esta!

    ResponderExcluir
  11. ENQUANTO NÃO TIVERMOS POLITICOS HONESTOS E QUE SAIBAM O SEU PAPEL NOSSA CIDADE SOFRERÁ AMARGAMENTE. A POPULAÇAO PRECISA APRENDER A ESCOLNHER SEUS REPRESENTANTES E A JUSTIÇA PRECISA FUNCIONAR NESSA CIDADE!

    ResponderExcluir
  12. ZE, O SEU BLOG ESTÁ MUITO BOM. PARABENS POR SUA CORAGEM!
    VC ESTA FAZENDO O QUE NOSSOS VEREADORES DEVERIAM FAZER.

    MORADORA DO CORISCO

    ResponderExcluir