Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2011

Prefeitura gasta muito e mal IV - Aluguel de Carros.

Prefeitura de Paraty: Contratos caríssimos com aluguel de veículos para uma só empresa.

 


 

UM ABSURDO!


A Prefeitura de Paraty, sobre a alegação de agilizar a máquina administrativa tem usado do método de alugar veículos para todas as Secretarias, ao custo bastante elevado, ou seja, após o prazo da locação, a Prefeitura ficará sem os veículos, sem o dinheiro e a população com o prejuízo!


Após o fim desse contrato de locação, que dura em média (07) sete meses, a Prefeitura terá que novamente locar outros veículos, desperdiçando mais uma vez o dinheiro do povo! Coisa insana, não é não?


Quando se trata de carro ou casa, todos nós sabemos que é preferível comprar, adquirir uma casa, pois no final, o bem será nosso.O dinheiro pago se transforma em investimento! Quanto aos carros particulares, o ideal também é termos o nosso.

Por que então a Prefeitura aluga esses veículos e não os compra de uma vez?

Com esse dinheiro gasto em aluguel compraríamos e teríamos a frota como patrimônio público e sairíamos no lucro. Isso, que fique bem entendido, se a preocupação da Administração Pública estivesse voltada para nós, o povo!

Mas, como não é esse o caso, eles alugam, pagam um absurdo pelo valor do contrato, para no período seguinte ter que fazer tudo de novo, e nós, a população, pagamos a conta.

Simplesmente: Um absurdo!
Entra ano, finda ano, entra governo, sai governo, governo continua e lá se vai novamente mais dinheiro paras tais locações. Lastimável!



Que excelente negócio faz a Prefeitura, não é? Só nos cabe saber para quem? Quem está lucrando por trás das cortinas do palco no qual essa cena se repete?
A resposta não pode ser outra: Quem ganha com isso? Com certeza a empresa locadora dos veículos ou tem mais alguém ganhando.

Um detalhe interessante é que, coincidentemente, a empresa Vitor José G. Silva ME, é a mesma que sempre ganha a licitação.

Com o valor de R$ 296.740,03, conforme os contratos publicados acima, a Prefeitura de Paraty poderia comprar 10 veículos populares, avaliados em cerca de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) cada um, que seriam incorporados ao patrimônio público.Ora bolas! Aí tem, só não vê quem não quer!


Façamos então os seguintes questionamentos:

Teria a Prefeitura de Paraty todos os motoristas no seu quadro de funcionários, para utilizar “a trabalho”, os veículos locados?
Não compensaria mais a Prefeitura adquirir os veículos, ao invés de locar?

COMPRAR OU ALUGAR?

 

As empresas particulares adotam a política de alugar a frota e não comprá-la, porque segundo os empresários, eles lucram com isso pelo simples fato de não precisarem se preocupar com a manutenção caso algum veículo venha sofrer danos ou se envolver em sinistros, pois basta um telefonema e a troca é feita por um outro veículo novinho.

Porém, sabe-se que a coisa não funciona bem assim, e que, por outro lado à maioria das empresas ou indústrias que se utilizam desta prática, normalmente assim o fazem para garantir margem de lucro, na relação “Custo X Benefício”, o que seria por exemplo não envelhecer a frota, uma vez que:  Empresas devem gerar Lucros!

Mas os lucros iriam para quem? Para seus proprietários e acionistas.

E esse não é o caso das Prefeituras, que são administrações públicas. Todo o dinheiro que entra lá é proveniente do bolso dos contribuintes. A Empresa Prefeitura”, é do “Povo”, e se alguém deve lucrar com os trabalhos das administrações públicas, esse alguém tem, prioritariamente, que ser o público, por meio de melhorias em sistemas de gestão como: Segurança, Saúde, Saneamento básico, Educação, Transporte Público, Habitação, Lazer, Esportes e outros.

Quando esse processo de locações de frotas acontece em Prefeituras, todo cuidado é pouco! E devemos condenar essa prática para evitar que os alugueres sejam uma maneira de troca de favores.

Ultimamente  vários casos de supostas irregularidades já vêm sendo analisados em vários locais do país e transformados em verdadeiros escândalos. Para ilustrar citaremos o caso nacionalmente conhecido que está “dando o que falar” click aqui  MP investiga aluguel de veículos pelo governo do RJ - ISTOÉ Dinheiro


O que percebemos e alertamos é que existe, em todos os sentidos, uma completa inversão de valor  quanto ao emprego do dinheiro público, como no caso desses contratos absurdos para locação de veículos, onde repetimos: O sonho de qualquer pessoa sempre foi sair do aluguel, seja ele qual for, e prova disso é o governo federal fazendo propaganda nesse sentido.

Diante de fatos não há argumentos, portanto: Não às locações de Veículos!
É necessário viabilizar a nossa própria frota e isso precisa ser corrigido, pois o dinheiro das locações poderia ser bem melhor aplicado na compra de bens permanentes.

2 comentários:

  1. É verdade que os cargos comissionados vão ser mandados embora até o final deste ano?

    E se foi vc eu amei.Isto é coisa sua?

    ResponderExcluir
  2. JÁ PERDEMOS A CAPACIDADE DE NOS INDIGNAR.
    PORÉM, O PIOR É ACEITARMOS ESSAS COISAS, COMO SE TIVESSE QUE SER ASSIM MESMO, OU QUE NADA TEM MAIS JEITO...

    ResponderExcluir