Seguidores

terça-feira, 19 de abril de 2011

Centro Histórico, chega de abandono 2

O lado triste do passeio de um paratiense ao Centro Histórico de Paraty: Assim como os casarios bem conservados, tão bem fotografados e que embelezam as revistas pelo mundo afora, contrastam literalmente com mau estado de conservação do calçamento de pedras irregulares “pé-de-moleque”, que são retiradas e amontoados, e ali ficam por vários dias. Quando retiradas não se sabe para onde são levadas. O que é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Só os belos sobrados! Pergunto-me quem é responsável por preservar, e o que está realmente sendo preservado.




A falta de respeito com o Centro Histórico é tanta, que num futuro muito próximo ficará sem as tradicionais pedras pé-de-moleque. O prédio recentemente restaurado na Rua da Praia, contrasta com a lama fedorenta da rua.

Cada telefone instalado, cada fio estourado, cada cano de esgoto vazando. Algumas pedras não voltam para seu lugar e ficam amontoadas por vários dias, para serem retiradas, e levadas não se sabe para onde. Não existe fiscalização, as coisa acontecem e a Prefeitura não toma providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário