Seguidores

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Possível desastre que tem tudo para ocorrer na região de Paraty.

Recentemente postei um artigo falando sobre os valores que serão pagos pelo show do Cantor Luan Santana, de 500 a 800 mil reais. Para evitar que o governo municipal use dos meios de comunicações local para dizer que isso é coisa da oposição, de meia dúzia de canalhas. Santo de casa não faz milagres, portanto cito o texto abaixo que fala  sobre a falta de infra estrutura para suportar um show deste porte. Transcrevo abaixo o texto escrito pelo crítico André Barcinski do Jornal Folha de São Paulo.

"Continuando o tema do post de ontem – a chegada do verão e o conseqüente aumento do nível de barbarismo e falta de educação do brasileiro - gostaria de alertar a todos para um possível desastre que tem tudo para ocorrer na região de Paraty, na próxima sexta, dia 16, às 22h.

Antes que me acusem de preconceito musical, aviso: não tenho nada contra Luan Santana. Nada mesmo. Muito menos contra seus fãs.

Mas não dá para uma cidade de 30 mil habitantes marcar um show gratuito de um dos artistas mais populares do país, no meio das férias escolares, e achar que nada de errado vai acontecer.

Conversei com um amigo urbanista, que conhece a região melhor que ninguém. Ele disse que a chegada de 30 mil pessoas a mais na cidade causaria, certamente, o caos. “Não tem nem lugar pra tanto carro”, disse.

E duvido que só 30 mil pessoas venham para um show gratuito de Luan Santana, em dezembro. Aposto em pelo menos o dobro. Mas não seria nenhuma surpresa se viessem 100 mil. Quem é capaz de calcular?

A verdade é que não há polícia, médicos ou banheiros para tanta gente.

Para piorar, o hospital e o velório da cidade ficam a poucos passos do local do show, o que vai obrigar todos os doentes – e pior, aqueles que velam parentes e amigos – a ser bombardeados com o barulho de 60 mil pessoas cantando “Meteoro da Paixão”.

A desculpa para fazer eventos desse tipo é sempre a mesma: “incentivar o turismo”. Mas me parece um exagero, tipo matar mosquito com tiro de fuzil. Afinal, nas férias de dezembro, todas as cidades de praia do país já estão cheias. Um show gratuito de Luan Santana só vai ajudar a transformar uma cidade cheia em uma cidade caótica.

Aqui rola, há muitos anos, a Festa da Cachaça. O que começou como um evento pequeno e charmoso para incentivar as ótimas marcas de cachaça da região virou uma megafesta com bandas, palco gigante, e multidões de todo o país cambaleando bêbadas pelas ruas. Como isso “incentiva” o turismo, não sei.

Conheci um sujeito que tem uma barraca num shopping popular aqui da cidade. Perguntei a ele se eventos como grandes shows e a Festa da Cachaça são bons para os negócios. Resposta dele:

“O quê? Tá louco? Eu nem abro nesse dia, de tanta gente que fica dormindo na calçada em frente à minha barraca. O pessoal que vem não compra nada, dorme nos carros ou então aluga um quarto para seis pessoas. O turista que vem para curtir a cidade vê um negócio desses e não volta nunca mais. É a pior coisa pro turismo.”

Aqui em casa, estamos nos preparando para o Luan Santana como quem se prepara para um furacão. Já estocamos comida, água e artigos de primeira necessidade. A cisterna está cheia, já antevendo falta d’água. O plano é entrar em casa na quinta e só sair na segunda. Boa sorte a todos".

Leia o artigo completo:

Poderá se interessar pelo artigo:
TURISMO LEVADO A SÉRIO

18 comentários:

  1. Realmente totalmente desnecessário para cidade esse show. Com tantas coisas mais importantes a se fazer.

    ResponderExcluir
  2. Em qualquer lugar do mundo shows desta magnitude, e até menores são precedidos de um Plano de Emergência Especial, o qual leva em conta a simulação da dinâmica das multidões (Crowd Dynamics), são preparadas equipes de controle de multidões (stewards), além das Anotações de Responsabilidade Técnica de todos os profissionais e empresas envolvidas com a montagem da Infraestrutura bem como são realizados exercícios simulados prévios, envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SAMU entre outros órgãos. Não se trata de ser fatalista, mas grandes eventos sem um preparo de um sistema de resposta adequadamente exercitado pode levar a grandes tragédias. Pode tudo ocorrer na maior normalidade mas o bom senso e a experiência ditam que não se jogue com a sorte.

    Sérgio B. Araújo
    T,Cel BM Reserva Remunerada
    Especialista em Administração de Desastres Japão - 1988 a 1992
    Professor Universitário de Engenharia de Segurança e Ambiental (UFRJ/UFF/PUC/UGF/USS/UNIFOA)
    Consultor Eurpoepu de Planejamento Contra Emergências

    ResponderExcluir
  3. Pital, quando vi o título da matéria pensei que finalmente alguém estava falando da possibilidade de uma enchente catastrófica. Paraty fica entre dois rios e já viveu grandes enchentes no passado. Acontece que as condições climáticas estão se agravando, vejam a catástrofe que foram as chuvas do verão de 2011 na região serrana do Rio. Paraty conta com um plano de emergência para isso???

    ResponderExcluir
  4. Complementarmente ao que o Coronel Sérgio de Araújo, especialista em desastres, falou, quando fui assistir o show do Seu Jorge, presenciei a queda de uma pessoa dentro do rio. Como sabemos, o rio não tem proteção. Imagine uma horda de adolescentes descontrolados sem uma barreira de contenção no Perequê-Açu? Seria bom a Defesa Civil e o Corpo de bombeiros ficarem atentos com lanchas nas proximidade, para evitarmos o pior...

    ResponderExcluir
  5. Cambada de abutres agourentos. A inveja mata de raiva os que não suportam o sucesso dos outros. Encham a cabeça de coisas boas, positivas e não percam tempo em rogar praga.

    ResponderExcluir
  6. Fala serio, vocês fazem uma tempestade num copo d"água, prever somente tragedias e coisas ruins, vai acontecer um show maravilhoso, abençoado,Deus vai iluminar todas as pessoas que estiverem presentes, são estas coisas boas que devemos desejar para todos os nosso semelhante.Fatalidades acontecem em qualquer lugar, inclusive num show pequeno com poucas pessoas, numa festa etc.

    ResponderExcluir
  7. Achamos que cabe uma reflexão: Que tipo de turismo desejamos??? De massa ou não. Para turismo de massa a cidade precisa se preparar em todos os sentidos antes de se arvorar. Saneamento, infra estrutura, policiamento, capacitação profissional, comércio voltado a este público e por aí vai. É turismo barato e a cidade tem que se adequar a ele para obter lucro.
    Se for por nichos também neste caso a cidade tem que se equipar e os administradores públicos precisam pensar em sua programação.
    Luan Santana em Barretos é o que há. Luan Santana em Paraty consegue este tipo de mídia e tomara que o saldo seja positivo no quesito social, porque financeiro é óbvio que não será.
    Movimento Amamos Paraty

    ResponderExcluir
  8. Quem é essa pessoinha que se diz representante de um tal movimento chamado amamos paraty? Querido....você não fala por mim. A praça é um coisa, mas Luan Santana, gatíssimo, é outra. Seh liga, bofe. Seja anônimo, se identifique ou cale a porra da boca quando quizer liderar algum movimento...

    ResponderExcluir
  9. DO PALCO PARA OS PALANQUES!

    ESSE SHOW DO LUAN SANTANA VAI RENDER PANO PRA MANGA NOS PALANQUES DOS COMÍCIOS ANO QUE VEM.

    PRATO CHEIO PARA A OPOSIÇÃO!

    E EU ACHANDO QUE O SHOW DO CALCINHA PRETA E DO JOTA QUEST SERIA O PRATO CHEIO, MAS AINDA VEIO ESSA SOBREMESA PARA A OPOSIÇÃO.

    O PRATO PRINCIPAL QUE VAI SER DEVORADO TODO MUNDO JÁ SABE QUEM É NÉ? KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. Zé walter mercatto pital, Ligue ja!!! e faça as suas previsões, kkkk

    ResponderExcluir
  11. ENQUANTO VCS FICAM DISCUTINDO BOBAGEM NUM BLOG EM RELAÇÃO A LUAN SACANA, A SAUDE A EDUCAÇÃO O SANEAMENTO BASICO A SEGURANÇA O TRANSPORTE, ESTÃO DE MAL A PIOR NO MUNICIPIO DE PARATY, REPONSABILIDADE DESSA QUA... QUE AI ESTA, NAO ADIANTA A GRANA JÁ FOI, VEJAM EU E MINHA FAMILIA VOTAREMOS NO CASÉ EM 2012!

    ResponderExcluir
  12. quem Mauro Munhoz, que fez essa praça paulistana, bem no coração de Paraty? ficou feia, nao tem nada haver com a cidade, ela grita no meio do colonial, para quem gosta de aparecer...

    ResponderExcluir
  13. PARATY, tem vocação para TURISMO DE QUALIDADE e não TURISMO DE MASSA.
    O TURISMO DE MASSA, tão defendido nos eventos populares promovidos pela atual administração,só trazem desconforto e prejuízo aos moradores e aos comerciantes.
    É preciso um pouco mais de qualificação acadêmica e intelectual aos atuais administradores, para enxergarem o real potencial turistico de Paraty.
    Quantidade, neste caso, não é sinal de qualidade.
    Trazer dezenas de milhares de pessoas à um evento na cidade, não significa progresso.

    ResponderExcluir
  14. Cidades turisticas em outros paises, há um conselho de administração, formado por pessoas da própria localidade, que geram e administram os assuntos relacionados com o desenvolvimento social e turístico local.São pessoas notaveis, com vasta experiência administrativa e com ampla capacidade de gerenciar e de atrair recursos.
    Cabe as Prefeituras, cuidarem dos assuntos de infra-estrutura, saneamento, etc...
    Infelizmente, aqui no Brasil isto não existe, ou se existe não funciona adequadamente.
    Na mistura de poder, cabe a administração publica fazer o que ela julga ser o melhor, como se fosse uma verdade absoluta.
    Independente de disputas partidárias e de poder, entendo que Paraty precisa mesmo é de pessoas com interesses comuns de desenvolvimento e de preservação.
    O que se vê são ações contraditórias, típicas da administração pública brasileira, exercidas por pessoas sem o devido preparo, mas que conseguem fazer uma campanha eleitoral convincente e com isso se elegem para cargos sem o menor preparo.
    Consequentemente nomeiam para cargos importantes da administração pessoas igualmente despreparadas.
    É assim em todas as esferas politicas brasileiras, e em Paraty não é diferente.
    A cada eleição fico sempre com a mesma impressão de que tudo será sempre igual, independente de quem assumir o poder.
    Pensando bem,como eleitor gostaria de poder escolher o candidato e não de optar por uma das opções que que me são apresentada pelos partidos.
    Gostaria também, de saber exatamente quem são os candidatos e não somente o que eles escrevem sobre si mesmos.
    Não sou politico, não pretendo ser, e muito menos participar pró ou contra qualquer campanha.
    Quero somente ver que meu voto valerá a pena.

    ResponderExcluir
  15. POUCA VERGONHA DO CARALEOW TUDO ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO NESSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  16. Paraty tem que ter administradores Paratienses, aqui tem muitas pessoas competentes, responsaveis e honestas, porem os governantes colocam a propria familia e tambem os de fora que caem de para quedas aqui, ganham alto e gastam em suas cidades, sabe porque, porque os governantes acham que as pessoas honestas e simples, não são competentes, ai colocam pessoas pela classe ou nome das elites de Paraty,se tiver um nome tradicional ja ganha cargos, ai eles se ferram como esta acontecendo, bem feito, porque as pessoas humildes tambem são inteligentes e idoneas, ta futuros governantes.

    ResponderExcluir
  17. É isso aí mesmo, eles gostam de empregar os SOBRENOMES E GENTE DE DINHEIRO e agora estão tomando no RABO.

    Competência não se vê pelo sobrenome e nem pela conta bancária.

    Competência se vê pela qualificação e profissionalismo, pela honestidade e integridade, coisa que a maioria dos que "tem" sobrenome e conta recheada não tem.

    ResponderExcluir
  18. Wesley Guedes
    BOM DIA A TODOS, QUERO PEDI EXPLICAÇAO O PODER PUBLICO,ALGUNAS DIAS ATRAZ TIVE QUE FAZER UMA CIRUGIA NO HOSPITAL,FIQUEI 3 DIAS ENTERNADO NESTES DIAS TINHA UM PALCO DO LADO DO HOSPITAL QUE O SOM COMEÇAVA AS 22H E TERMINAVA AS 2 DA MADRUGADA,EU SEI QUE PRA MIM FOI ORRIVEL FICAR ENTERNADO E COM AQUELE SOM NA MADRUGADA, SE TEM LEI QUE DIZEM QUE NAO PODE NEM BUZINAR PROXIMO HOSPITL PORQUE A PREFEITURA COLOCA UM PALCO DENTRO DO HOSPITAL? SERA QUE É PRA MATAR QUEM ESTA PRECISANDO DE CURA MAIS RAPIDO? ALGUEM DA PREFEITURA TERIA QUE EXPLICAR ESTA VERGONHA, JA QUE NO HOSPITAL TODOS SAO COMPRADOS PELO SECRETARIO DE SAUDE E O PREFEITO , ELES NAO FALA NADA E NEM FISCALIZAM, ACHO QUE A FISCALIZASAO DEVERIA VIM DE FORA , TALVEZ O SUS,OU O MINISTERIO PUBLICO.

    ResponderExcluir