Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2012

"Isto é uma vergonha" Saúde em Paraty!

Importante.

O Ministério da Saúde divulgou o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS).

O IDSUS é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. Ver planilha em anexo.

Dos 5.563 municípios analisados, Paraty ficou na posição 4.107, atrás de Angra, Ubatuba e Cunha. O ISUS de Paraty é 5,13. Existem 893 municípios entre a posição de Paraty e Cunha/SP. Para atingirmos a posição de Angra teremos que superar 2.757 municípios. Piores que Paraty estão apenas 1.456 municípios!!! Estamos na parte de baixo da Tabela, na "zona de rebaixamento" kkkkkkkkkk. O município do Rio de Janeiro (capital) ficou em 5.274 e seu IDSUS foi de 4,33. Já está há tempo na 2ª divisão da saúde, só que ninguém tinha quantificado quanto!!!!

A melhor posição é do município de Arco-Íris e a pior é a do município de Pilão Arcado. Nazária e Fernando de Noronha não foram analisados.

Veja os resultados abaixo:

Angra dos Reis/RJ
Ranking: 1.350
IDSUS: 6,23

Ubatuba/SP
Ranking: 1.691
IDSUS: 6,06

Cunha/SP
Ranking: 3.214
IDSUS: 5,45

Paraty/RJ
Ranking: 4.107
IDSUS: 5,13

Conclusão: estamos piores em termos de saúde quando comparado aos municípios vizinhos. Vou parodiar uma frase muita famosa. "Isto é uma vergonha" e o Prefeito e seu Secretário diz que a saúde está uma maravilha. Colocaram ar condicionado na sala de espera e o paciente tem que esperar pelo ortopedista um (01) mês para consultar. Impera em Paraty a exportação de doentes para outras cidades. "Isto é uma vergonha" você ter que pedir pelo amor de Deus para ser transferido para outro hospital ou fazer exames, estes favores custam muito. CUSTA O SEU VOTO! Vamos mudar esta mentalidade de quanto pior melhor. Vamos extirpar da política paratiense políticos que exploram a dor do ser humano em troca de voto. Vamos votar em políticos comprometidos com a causa pública, que lutem para melhorar a saúde em nosso município. Lutar por um hospital decente, postos de saúde que tenham médicos.

Notas_IDSUS_Indicadores_2011 (1).xlsNotas_IDSUS_Indicadores_2011 (1).xls
1674K   Visualizar   Baixar  

8 comentários:

  1. Não aguento mais candidatos que não sabem o que falam/escrevem/e até o que pensam!!!!

    O culto Zé Pital escreve: "Impera em Paraty a importação de doentes para outras cidades."
    Putz!! Não sabe nem a diferença entre importação/exportação, e ainda quer governar-nos a todos! Tiririca que me desculpe, mas "pior que está, fica!!"

    Que Alá nos proteja!

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor, obrigado por estar acompanhando meus artigos, fico feliz em ter um professor por perto, ajundando corrigir os possíveis erros dos meus textos. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. ESSE DEVE MESMO ESTAR SATISFEITO COM O GOVERNO E PRINCIPALMENTE COM A SAÚDE NÉ ZÉ... NÃO DEVE NEM TER DADO IMPORTÂNCIA AOS "FATOS" ESTAVA PROCURANDO ERROS ORTOGRÁFICOS... EU MESMA PRECISEI DE ORTOPEDISTA PARA MEU FILHO "QUE VEIO A SER OPERADO NO HOSPITAL SÃO ZACHARIAS NO RIO DE JANEIRO" POR QUE O ORTOPEDISTA QUE TEMOS NA NOSSA SANTA CASA DISSE QUE AQUI NÃO TERIA A "MENOR" CONDIÇÃO DE TRATAMENTO PARA ELE!!!!!!! DEUS ABENÇOE SEUS FILHOS E FAMILIARES PARA QUE NUNCA PRECISEM DO HOSPITAL DA CIDADE.... QUE QUEIRA OU NÃO... "INFELISMENTE" TÁ UMA VERGONHA!!!! ESPERO NÃO TER OFENDIDO SUA ORTOGRAFIA PROFESSOR "ANÔNIMO" BJOS ZÉ!

    ResponderExcluir
  4. Querido Ze; Os politicos maus existem porque o povão que sabe como coloca-los, que geralmente é na base de algums reais , não se importa , ou não participa num movimento para exigir aquelo que prometeM ANTES DAS ELECÕES. Veja a nossa camara de vereadores....melhor, veja o resultado de nossa camara, e digo resultado porque de repente tem alguem que realmente se interessa, mais não aparece, zero a esquerda. Viu a prova efetuada ha poucos dias ? Sera anulada, isso significa que muita corja, nomeada que é a favor do governo permanecerá. Não havera substituções. PONTO PARA O GOVERNO . Este povo como cabeça pensante E UM FRACASSO.Que o profe Pardal de cima corrija os erros ortograficos.....

    ResponderExcluir
  5. Caros Zé e Isabela, desculpem-me pelo desabafo, porém a incidência constante de erros como esse demonstram parte do porquê do distanciamento de Paraty, em todos os índices relacionados à qualidade dos serviços públicos prestados no município. Os mesmos erros se repetem na grande maioria dos dirigentes municipais, e o problema está longe de ser ortográfico.

    Ao contrário do que afirmou a Sra. Isabela, este tipo de erro é semântico. Seria ortográfico apenas caso a escrita não fosse a correta. No entanto, o erro deu-se por confusão de significados, e é isto me preocupa. Mais conteúdo, devidamente relatado, e menos forma.

    Por fim, não sou professor, mas tive excelentes professores, longe daqui por sinal. E se estivesse satisfeito com o governo, sequer frequentaria a página da oposição. Sou mais um insatisfeito com os erros cometidos por esta gestão, sem conteúdo e com péssima forma. Saudações aos dois.

    ResponderExcluir
  6. professores excelentes longe daqui! Aqui nesta Paraty, também tem excelentes professores.... longe de ter pessoas que subestimam professores como nós

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber o que o senhor ja fez pela saude da nossa cidade ??

    ResponderExcluir
  8. Fico muito triste ao ver como as pessoas se preocupam com coisas tão pequenas, ao invés de pensar em fazer algo para mudar e fazer realmente a diferença.
    Passei uma vergonha com o nosso sistema de saúde. Recebi amigos em minha casa que vieram de outra cidade, e precisou de atendimento de emergência de um pediatra, fui com eles até a Santa Casa, eles sairam da sala do médico triste pois tiveram que "dar o jeito deles" para resolver o problema da criança que estava queimando em febre, pois lá a unica coisa que fizeram foi dar medicamanto de enjôo e disse que a febre logo passaria! Conclusão tiveram que voltar um dia antes do programado para levar a criança num hospital de verdade. Fiquei muito decepcionada com isso, não nasci em Parati, mas escolhi esta cidade para viver com a minha família, mas estamos pensando em voltar de onde viemos!!!

    ResponderExcluir