Seguidores

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Violência Gratuita - Uma pedrada na sociedade!!!

"Toda violência é inútil. Só há uma força capaz de construir: é o amor". Getúlio Vargas
Em primeiro lugar, eu condeno todos os tipos de violência. Confesso, apesar de muitas vezes falar mal e esbravejar no meio de discussões acaloradas, sou um cara pacífico.
Existem coisas que não se justificam, uma delas é a violência gratuita!
Você não gosta do verde, nem por isso deve sair por aí cometendo atos violentos contra todos que se vestem de verde!
Se você não gosta, lembre-se, existe sempre alguém que gosta. Cada um com sua opinião. Seja qual for ela!
Não concordo que a violência seja a melhor solução para nada. Um dos meus lemas é a frase do Poeta, Pensador e Pastor John Donne: “A morte de cada homem diminui-me, pois faço parte da humanidade; eis porque nunca me pergunto por quem dobramos o sino: é por mim”. Não acho que nenhum dos seres humanos “mereceu” ou “merecem” sofrer um atentado.
Como a sociedade brasileira mudou e vivemos novos tempos a população merece, imediatamente, explicações concretas para os lamentáveis episódios acontecidos muito recentemente. Não preciso citar todos ou em parte, porque a população sabe e acompanhou de perto todos estes casos através dos meios de comunicações: Jornais, revistas, televisão, rádio e internet.
Transparência absoluta e providências duríssimas para os culpados sejam de que lado for, é o que exige a população paratiense. Afinal, como exemplo é maior que mil palavras, no caso em questão, estamos aguardando a soluções definitivas e concretas.
Depois não adianta lamentarmos o que hoje está acontecendo em Paraty, afinal, impunidade e violência só geram violência.
Nada justifica um atentado, mas é certo que algumas motivações para estes acontecimentos chocam a sociedade por serem banais ou repugnantes. Como aconteceu a pouco em nossa cidade.
Recentemente li um artigo do Padre Paulo Ricardo uma referência ao Papa Bento XVI antes de sua renuncia. Neste artigo Paulo Ricardo comentava que, segundo o Papa, a violência se origina na violação da consciência. Ao se violar a consciência, que nos indica o que é certo e o que errado, o indivíduo não tem mais nada que possa frear o seu ímpeto, passando então da violência psicológica á violência física.
A violência é a incapacidade de se colocar no lugar do outro. É a falsa concepção de superioridade; é achar-se arbitro da justiça e tentar fazê-la com as próprias mãos. É a incapacidade de respeitar a individualidade do outro. A violência é egoísta, é gratuita, não tem um objetivo justo.
Sabendo que a violência se origina na mente, cabe a nós deletá-la antes que ela se materialize numa violência física. É por isso que o Sermão da Montanha (Mateus Capítulos 5,6 e 7) Jesus nos ensina a controlar as nossas emoções explicando que a vontade pode ser tão pecaminosa quanto a ação.
Pensemos sobre isso e analisemos nossas atitudes e também nossas vontades.

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios.” (Marcos 7:21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário