Seguidores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Hospital Subterrâneo

Filosofando... Aterraram o aterrado, escolheram o escolhido, construído as margens do Rio Mateus Nunes, não levaram em conta o aeroporto, nem sequer que ali é área inundável, Rio Santos é um grande dique, inunda na parte de cima, quanto na parte de baixo, qualquer leigo verifica que o hospital foi construído abaixo do nível da BR 101.  É aguardar próximas lambanças...
.
O INÍCIO

Escolheram mal o terreno!  Pagaram muito por ele, é pequeno e não possibilitará a ampliação física do futuro hospital, condição básica para uma unidade de saúde. Não haverá qualquer aumento populacional ou novos avanços tecnológicos na área da saúde.  Permanecerá assim eternamente.

O MEIO


Burlaram a legislação ambiental, remediaram o projeto e totalmente adaptado, precisavam licitar e inaugurar antes da eleição. Colocaram na praça um edital com projetos incompletos, e em desacordo com a legislação ambiental e das normas da ANVISA e da Vigilância Sanitária Estadual, entre outras. Funcionará sem aprovação das normas legais de saúde.

"Segundo a Resolução RDC nº 189, de 18 de julho de 2003 e a Resolução RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, os projetos de arquitetura de estabelecimentos de saúde públicos e privados (todos, desde um simples consultório até um hospital universitário) devem ser avaliados e aprovados pelas vigilâncias sanitárias estaduais ou municipais previamente ao início da obra a que se referem os projetos. Portanto, o fato de Estabelecimento Assistências de Saúde (EAS) funcionarem sem terem seus projetos aprovados é totalmente irregular. Teoricamente eles não deveriam estar funcionando, pois podem conter problemas graves que implicam em sérios riscos aos pacientes e usuários. A interdição ou não depois do fato consumado, vai depender do grau de risco a que o EAS está expondo seus usuários e o rigor da VISA na implementação da legislação. O alvará só deve ser liberado se o projeto tiver sido aprovado".

O FIM

A pergunta que não quer calar. Quando vai estar em funcionamento e entregue a população? O material hospitalar (mobiliários e aparelhos) está sendo licitados e comprados.

Estamos colhendo dados através dos editais, nos próximos dias estaremos postando os valores exatos de quanto vai custar o hospital montado (desapropriação do terreno, obras, mobiliários e aparelhos). Para tanto estamos formulando pedido de informação ao Prefeito Zezé Porto, com cópia a Câmara de Vereadores, ao Tribunal de Contas do Estado do Rio, sobre o processo administrativo e ao CREA/RJ sobre o assunto edificações e as normas técnicas.

Vejam as fotos do Hospital  e texto no link do Movimento Amamos Paraty  O NOVO HOSPITAL - Obra paralisada

5 comentários:

  1. Há alguns dados que devemos esclarecer para a população nesse desastre anunciado:

    Ainda no governo passado foram realizadas as fundações do hospital em local adequado e licenciado, ignorado por esse governo que transformou o local em Horto Municipal.

    A licença obtida para construção onde é o horto bem como o projeto foram utilizados para fazer o hospital no local inadequado, tentando ludibriar os órgão ambientais que concederam a licença, quando embargaram a obra e exigiram a documentação adequada.

    O terreno do hospital além de ter sido pago a preço de outro, e supostamente negociado por pessoas ligadas ao governo, também foi feito de forma ilegal, já que a prefeitura comprou uma fração ideal do terreno todo, não tendo sido feito o desmembramento prévio. Como o terreno tem três donos, em tese, qualquer um dos outros dois pode dizer que o hospital foi construído em seu terreno.

    Isso tudo, e muito mais que virá à tona quando o Ministério Público investigar, demonstrará a falta de zelo e compromisso desse governo com a legalidade e com o dinheiro público, além do desdém com a população que paga com sua dignidade e impostos atos irresponsáveis como esse.

    ResponderExcluir
  2. Também onde se localiza o futuro horto não é local adequado estando a beira da Rio Santos e também em área inundável. Nenhuma das duas áreas achamos adequadas a construção de um Hospital para a cidade.

    ResponderExcluir
  3. Perguntao ao Anônimo, tudo bem os dois lugares são ruim, mas você tem alguma ideia onde poderia ser feito um hospital descente para a População de Paraty?????

    ResponderExcluir
  4. Ao anonimo do dia 30/12/2012 = 06:50AM: Se vcs fossem mais competentes e se tivessem um bom planejamento administrativo e um secretaria competente e conhecedor da causa não seria necessário fazer uma pergunta idiota como esta para um cidadao que se manifesta e colocando sua insatisfação quanto a localização prédios públicos onde poderia satisfazer a toda uma população carente e necessitada de saúde!Infelismente o que se vê é uma adminsitração que brinca com o dinheiro público e ignora a população paratyense!

    ResponderExcluir
  5. O POVO DE PARATY MERECE, E MERECE MUITO MAIS AINDA...UM POVO QUE NÃO PROTESTA...UMA POVO QUE NÃO EXIGE...UM POVO QUE NÃO TRABALHA E FICA SÓ PEDINDO AOS VEREADORES...MERECE SIM UM HOSPITAL DESTES... UM VERDADEIRO ABSURDO... QUANDO TIVEREM PASSANDO MAL VÃO PARA A CASA DOS VEREADORES OU DESTE SECRETÁRIO DE SAÚDE...E NO FINAL O DINHEIRO PÚBLICO DOS IMPOSTOS PAGO POR TODOS NÓS VAI PARA O LIXO...NINGUÉM SERÁ RESPONSABILIZADO COM A INTERDIÇÃO DE SEUS BENS... E O POVO CONTINUARÁ COM A MESMA SEM-VERGONHICE DE SEMPRE A CUMPRIMENTAR E A VOTAR NESTAS PESSOAS. CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE...

    ResponderExcluir